top of page
Buscar

Notícia MPO: Curso de formação de APOs começa com números que mostram importância da carreira para a administração pública

  • Foto do escritor: Weber P.S
    Weber P.S
  • 4 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Dos 496 Analistas de Planejamento e Orçamento na ativa, 252 atuam em outros órgãos, destaca subsecretário da SOF


Dos 496 Analistas de Planejamento e Orçamento atualmente na ativa, 235 atuam no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), enquanto 252 trabalham em outros órgãos e 9 estão licenciados. Os números foram apresentados pelo subsecretário de Tecnologia e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MPO), Felipe Araujo, aos 103 alunos do curso de formação do concurso de Analista de Planejamento e Orçamento (APO).


Na aula inaugural do curso, realizada na sede da Escolha Nacional de Administração Pública (Enap) nesta segunda-feira (4/11), Araujo destacou que esses dados reforçam a importância deste concurso para a recomposição da equipe. Afinal, este é o primeiro certame para o cargo desde 2015. Além disso, apontou o subsecretário, o fato de mais da metade dos analistas atuarem hoje fora do MPO mostra o quanto os servidores do cargo são requisitados pelos demais órgãos da administração pública.


Esse ponto é reforçado ainda pelo fato de que 64% dos servidores atuais ocupam cargos ou funções, a maioria como coordenadores-gerais, coordenadores, assessores ou assessores técnicos.


Trata-se também de uma carreira essencialmente masculina: 77% dos APOs atuais são homens. A diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Cristina da Silva Alves, chamou atenção para este ponto e para a importância de estimular a participação feminina no serviço público e nos espaços de poder.


Alves e Araujo abordaram o papel do curso de formação como oportunidade de fazer conexões que serão fundamentais para a carreira daqui por diante. “O serviço público é um trabalho de colaboração e se engana quem pensa que conseguirá fazê-lo sozinho”, disse a diretora da Enap.


A programação segue ao longo desta segunda-feira, com falas previstas, à tarde, do secretário de Orçamento Federal do MPO, Clayton Montes, e de representantes de outras Secretarias do Ministério. Haverá também uma aula magna de Tereza Campello, do BNDES, sobre desenvolvimento econômico e socioambiental.


Dividido em quatro eixos – Estado, democracia e cidadania; políticas públicas e avaliação; dinâmica de planejamento e orçamento público; e estratégia, inovações e tendências em planejamento e orçamento – o curso de formação terá duração de 19 semanas, com encerramento previsto para 14 de março, e representará uma pós-graduação lato sensu.



Notícia MPO: Notícias sobre o concurso publicadas no site do MPO copiadas integralmente e citadas as fontes.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page