top of page
Buscar

Notícia MPO: Curso de formação para aprovados no concurso de Analista de Planejamento e Orçamento começa nesta segunda-feira (4/11)

  • Foto do escritor: Weber P.S
    Weber P.S
  • 31 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Primeira turma contempla 100 classificados no concurso; a capacitação será presencial e em período integral, com carga horária total de 600 horas


Começam nesta segunda-feira (4/11) as aulas do curso de formação dos primeiros 100 classificados para a segunda etapa do concurso de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento e Orçamento. Os candidatos convocados para a fase de formação do concurso terão aulas em período integral e presencial nas dependências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília/DF.


Durante o curso de formação, os candidatos farão jus a auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração inicial prevista no edital para cada cargo ou carreira. Somente após aprovados na etapa de formação, que é eliminatória e classificatória, os candidatos serão nomeados e poderão tomar posse como servidores.


A capacitação presencial tem carga horária total de 600 horas. “Ao final de todas as etapas do concurso, as pessoas aprovadas nas formações da Enap não só terão a vaga na carreira ou cargo público de sua opção, mas também o título de especialista na área que irão atuar”, afirmou a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves. “O curso de formação inicial da Enap não se trata de treinamento para o trabalho e sim de uma formação sólida para nivelar conhecimentos e desenvolver competências, orientadas por valores democráticos, éticos, com visão sistêmica, princípios de direitos humanos, equidade, sustentabilidade, inclusão e foco nos resultados para o cidadão”, acrescentou.


O cronograma do curso será dividido em quatro eixos: Estado, democracia e cidadania; Políticas Públicas e Avaliação; Dinâmicas de Planejamento e Orçamento Público e Estratégia, Inovações e Tendências em Planejamento e Orçamento. Os candidatos participarão ainda de uma Trilha de Aprendizagem sobre Combate aos Assédios e Outras Formas de Discriminação e de um Laboratório de Casos, além de diversas palestras ao longo do curso.


Sobre o concurso

O MPO publicou no dia 24 de janeiro, no Diário Oficial da União, edital de concurso com 100 vagas para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento. A remuneração inicial é de R$ 20.924,80, podendo chegar a R$ 29.832,94 ao final da carreira, e os profissionais atuarão em Brasília (DF). O período de inscrição se encerrou em 21 de fevereiro de 2024. Este é o primeiro edital de concurso para o cargo desde 2015.


Notícia MPO: Notícias sobre o concurso publicadas no site do MPO copiadas integralmente e citadas as fontes.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page